domingo, 12 de outubro de 2008

NEM TUDO SÃO NÚMEROS

O PIB a preços de mercado português em 2007 foi de 162 756,1 milhões de euros. O que está por detrás deste número? Bens e serviços, naturalmente. Mas com isso também um determinado nível de bem-estar e qualidade de vida.

O que os economistas sabem é que muitos bens e serviços estão para além daquele número. Ficam de fora das contas. Porquê? Alguém os esconde? (1) E porquê? Será que é porque alguns bens e serviços dizem respeito a produções ilegais? (2) Droga, por exemplo? Comércio de armamento, por exemplo? Será que os escondem para não pagar impostos ao estado? Talvez, porque ao esconder a produção de um serviço, um profissional (um médico, um advogado, uma empresa) esconde o seu rendimento e assim, nem a pessoa que recebe o serviço, nem o dito profissional, irão pagar imposto. Faz sentido!

Pelas razões apontadas, suponhamos que 20% não entra no valor do PIB. Quanto dá isso? 32 555 milhões de euros. A uma taxa média de 30% de imposto, o estado perde 48,8 mil milhões de impostos e a segurança social, a uma taxa de 24%, perde 39 mil milhões de euros. É muito dinheiro. E perguntamos: Esse dinheiro fazia falta ao estado? E à segurança social? Porquê? E ao perder o estado e a segurança social, perdemos todos?

Outra razão pela qual muitos bens e serviços não aparecem no PIB é porque a sua produção está, por assim dizer, fora da economia. São as alfaces que plantamos na nossa horta para auto-consumo ou as laranjas do nosso quintal. Não as vendemos, logo não aparecem nas contas; mas esses bens são produzidos e consumidos e contribuem para o nosso bem-estar. Esse bem-estar não está no número do PIB. (3) Quer dizer então que o PIB é limitado para mostrar o nível de bem-estar?

Convém ainda pensar que se, por exemplo, um avião cair, isso implica, caso haja vítimas, prestações de funerais e de assistência médica, de socorros, como os bombeiros, de seguros, de limpeza e reposição dos estragos, etc. etc. Ora, sendo serviços e bens prestados, contam para o PIB. Mas um desastre destes não é bom! Quer então dizer que as desgraças também contam para o PIB?

(1) É A chamada economia subterrânea.
(2) É o que se chama economia ilegal.
(3) É a economia informal
.