sexta-feira, 7 de novembro de 2008

VANTAGENS DO COMÉRCIO MUNDIAL




As trocas comerciais e o investimento estrangeiro directo são elementos essenciais para a saúde económica de um país, qualquer que seja o seu grau de desenvolvimento.
Graças à constante supressão de obstáculos à importação e à exportação que se tem verificado, o volume do comércio mundial é hoje consideravelmente superior ao de há 50 anos.
Entre 1985 e 1996, o ritmo de crescimento do rácio comércio/PIB mundial foi três vezes mais rápido do que na década anterior e quase duas vezes mais rápido do que na década de 60. Além disso, há que salientar que o volume do investimento directo no estrangeiro progrediu drasticamente nos últimos 25 anos (de 23 mil milhões de euros anuais para 275 mil milhões), sendo canalizados actualmente para o sector dos serviços quase 60% dos capitais envolvidos.
Sempre que o comércio mundial aumenta, aumenta o emprego no mundo; Da mesma forma, o aumento do comércio mundial tem permitido às novas potencias emergentes (China, Índia, Brasil) melhorar a qualidade das suas produções e exportações que são cada vez mais tecnológicas. Em virtude disto, a mão-de-obra desses países é também mais qualificada e portanto melhor remunerada, permitindo uma melhoria do nível de vida das populações.